quinta-feira, novembro 29, 2007
Jovens são tema de campanha para o Dia Mundial de Luta Contra a Aids
Este ano, os jovens de 13 a 24 anos são o tema da campanha do Ministério da Saúde para o Dia Mundial de Luta contra a Aids, lançada anteontem aqui em Brasília, pelo ministro da Saúde, José Gomes Temporão. Com o slogan "Sua atitude tem muita força na luta contra a Aids", a campanha pretende afirmar os direitos do jovem de viver sua sexualidade e de ter acesso ao preservativo e a informação. O foco são as mulheres e os homossexuais dessa faixa etária. A protagonista da campanha é a cantora Negra Li. Ela está em 102 mil cartazes, canta um rap no spot de rádio e aparece nos dois filmes que serão exibidos de 27 de novembro a 5 de dezembro.
Os dois filmes da campanha têm 30 segundos de duração, cada. Em um deles, a mãe orienta a filha a usar preservativo com o namorado e a moça diz que a mãe também precisa se cuidar. No outro filme, a mãe tira uma camisinha da bolsa e entrega ao filho antes dele sair de casa e o pai lembra o garoto de que o namorado dele pode não ter o preservativo. Nas duas peças, Negra Li encerra dizendo o slogan da campanha. Para as rádios, foi elaborado um spot de 45 segundos, no qual Negra Li canta um rap lembrando na necessidade de usar preservativo.
Os 102 mil cartazes estão divididos em três tipos de mensagens para jovens: os que têm HIV e aids, as mulheres e os homossexuais – que depois de cinco anos voltam a ter uma campanha específica de prevenção da aids. Para cada tipo de cartaz, foram feitas 34 mil unidades. O material gráfico não será datado, para poder ser usado em outras oportunidades.
Pela primeira vez, será lançado um site específico para a campanha do Dia Mundial. O endereço www.qualsuaatitude.com.br terá informações sobre a história do Dia Mundial e um jogo com perguntas e respostas sobre doenças sexualmente transmissíveis e aids, conduzido por Negra Li. Quem erra a resposta, pode tirar as dúvidas em vídeos com o Doutor Pinto, quadro que tem como responsável o médico Valdir Pinto, do Programa Nacional de DST e Aids.
No site, o internauta também pode criar um boneco virtual, que participará de mobilização de combate à aids em páginas voltadas para o público homossexual e sites de notícias, de relacionamentos e de comunicação instantânea. A página, que ficará acessível por seis meses, também será alimentada por dois jovens multiplicadores do projeto Saúde e Prevenção nas Escolas: Ivens Reyner, 17 anos, de Lavras (MG), e Karina Xavier, 25 anos, de Abreu e Lima (PE).
No site do Programa Nacional de DST e Aids (PN-DST/AIDS), haverá uma página específica – www.aids.gov.br/diamundial – para notícias relacionadas aos eventos do Dia Mundial promovidos por estados, municípios e organizações da sociedade civil. Essas ações incluem a divulgação de campanhas locais e a promoção do uso do preservativo. Para as ações do Dia Mundial, o Ministério da Saúde enviou 8 milhões de unidades preservativos para estados, municípios e ONG parceiras.
Como acontece desde 2005, o tema escolhido para o Dia Mundial tem continuidade nas ações do ano seguinte. Assim, a campanha do Ministério da Saúde para o Carnaval de 2008 voltará a enfocar o público jovem. O tema da campanha deste ano foi aprovado pelo Grupo de Trabalho de Comunicação do PN-DST/AIDS, uma instância consultiva e não deliberativa formada por oito pessoas, entre gestores e representantes de ONG e do movimento de pessoas que vivem com HIV e aids.
Para acessar os materiais da campanha (vídeos, cartazes e spot) e a quantidade de cartazes enviadas para estados e instituições parceiras, entre no endereço www.aids.gov.br, clique em “DST e aids na mídia” e, depois, em “Campanhas”.
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Campanha de Utilidade Pública
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