A França decidiu livrar TV e rádios públicas do país dos anúncios publicitários. A medida foi anunciada nesta segunda-feira pelo presidente Nicolas Sarkozy, que justificou o ato pela falta de diferenciação entre a publicidade exibida em canais privados e públicos. "Se os anúncios não são diferentes daqueles da tv privada, para que mantê-los?", indagou. Segundo o informativo Tele Síntese, a previsão é de que o setor público perca, de início, 800 milhões de euros anuais e deverá precisar de mais 1 bilhão para manter o funcionamento de suas atividades. Sem os anúncios, a mídia vai ter que produzir programas para ocupar o espaço a ser deixado.
Algumas sugestões surgiram a fim de recuperar o montante perdido com a falta de publicidade. A primeira delas foi estipular taxa mínima aos canais pagos, hipótese que logo foi rechaçada dada à insatisfação das emissoras em pagar tal subsídio. A mais recente idéia, portanto, é de sugar cerca de 1% a 2% dos preços de vendas de todos os eletrodomésticos que consigam captar imagens. Televisores, telefones móveis, computadores, entre outros, estariam nesta lista.
Segundo analistas franceses, a medida de Sarkozy parece ter objetivo de inflar a participação publicitária dos empresários da rede privada, entre os quais, alguns são seus amigos pessoais.
Fonte: Site AdNews
terça-feira, janeiro 22, 2008
Governo francês elimina publicidade em TV e rádios públicas
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Matérias sobre publicidade de Governo
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