MARCA
O Vista-se é um selo que passa a assinar todas as peças de promoção ao uso do preservativo produzidas pelo Ministério da Saúde e seus parceiros e que poderá ser aplicada também nos materiais de prevenção das ONG, empresas da iniciativa privada e outras instituições governamentais.
1. O que é o VISTA-SE?
Trata-se de uma marca, um "selo", que irá assinar todas as peças de promoção ao uso do preservativo produzidas pelo Ministério da Saúde e seus parceiros. ONGs, empresas da iniciativa privada e outras instituições governamentais podem aplicar a marca em seus materiais de prevenção.
2. Por que criar uma marca?
Essa é uma estratégia de comunicação bastante utilizada por vários motivos, mas três se destacam:
Aumento do recall , ou aumento da lembrança espontânea da mensagem. Se todas as campanhas de promoção ao uso do preservativo tiverem a mesma assinatura (do Ministério e de seus parceiros), o público, além da mensagem da campanha, terá também uma referência de identidade, atribuindo todas as ações a um mesmo conjunto, uma mesma idéia, um mesmo objetivo.
A força do símbolo como elemento de comunicação. Com o tempo e com a insistência em sua exposição, o símbolo do VISTA-SE pode tomar o lugar da mensagem "use sempre camisinha". O entendimento de um símbolo é mais rápido, mais objetivo e direto. Além de possibilitar outras aplicações de visibilidade, fora da mídia convencional.
CARTAZ
A capacidade de mobilização. A maioria das pessoas concorda que é importante o uso freqüente da camisinha, mas não sabe o que fazer a respeito. O símbolo do VISTA-SE possibilita que essas pessoas expressem essa idéia (use camisinha) de forma ordenada e, portanto, mais eficiente.
3. Por que o foco no preservativo masculino?
É o produto mais comum no mercado, é o foco de distribuição gratuita das ações do Ministério e o homem ainda é o maior consumidor de preservativos no país. Para o homem, a frase VISTA-SE é entendida como um comando, para a mulher, a mesma frase é traduzida como discurso - uma mulher com a camiseta do VISTA-SE transmite uma mensagem para os homens e mostra que sabe a importância do uso do preservativo.
4. Como foi elaborada esta campanha?
Com a participação de diversos parceiros: sociedade civil, representantes de universidades, agências internacionais e outras instâncias do governo. Além disso, as opções de campanha apresentadas pela agência de publicidade do Ministério foram pré-testadas junto ao público-alvo da campanha.
O filme escolhido e a filosofia do VISTA-SE foram apresentados para formadores de opinião e muitos deles (atores, músicos, etc.) emprestaram sua imagem à campanha, de forma gratuita.
FOLDER
5. Saiba um pouco mais dos hábitos do brasileiro de 15 a 54 anos em relação ao uso da camisinha:
52% já receberam ou pegaram preservativo de graça - a maioria em postos de saúde e durante o carnaval;
96% sabem que o preservativo é a melhor maneira de evitar a transmissão do HIV nas relações sexuais.
25% usam o preservativo regularmente, em qualquer parceria.
67% afirmam ter usado o preservativo em sua última relação eventual.
Por que o brasileiro não usa o preservativo?
45,8% - porque a última relação foi com o cônjuge.
11,5% - porque confiam no parceiro.
11,4% - porque têm parceria fixa.
8,8% - porque não gosta ou o parceiro(a) não gosta.
6,3% - porque não tinha na hora da relação.
4,3% - porque "não precisa".
3,6% - porque não quis.
Texto e layouts extraído do site www.aids.gov.br
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