quinta-feira, julho 05, 2007

Correios escolhe propostas da NovaS/B, MPM e DeBrito

Texto de Alexandre Zaghi Lemos, publicado no site Meio&Mensagem

Reunião da comissão de licitação pela verba de comunicação dos Correios, realizada na manhã desta quinta-feira, 5, em Brasília, revelou os resultados da segunda fase da licitação, na qual foram analisados as propostas técnicas e avaliada a capacidade de atendimento das 29 agências participantes. No final do encontro, foi declarado a vitória até esta fase da NovaS/B, MPM e DeBrito, que podem dividir a verba anual de R$ 90 milhões. Depois de dispensar a SMPB durante a crise do mensalão, os Correios são atendidos atualmente pela Giovanni+DraftFCB e pela Link/Bagg.

Na somatória de pontos, a NovaS/B venceu a disputa pela contas do chamado Grupo 1, que engloba as áreas de encomendas e logística integrada, tem verba estimada em R$ 45 milhões anuais e estava sendo disputado por 18 interessadas. O briefing proposto para esta área era de uma campanha para o Sedex Mundi. As outras concorrentes eram: Agnelo Pacheco, Artplan, Contemporânea, DPZ, Escala, Eugenio, Giovanni, Lew Lara, Lowe, McCann Erickson, MPM, Mr.Brain, Ogilvy, PPR, Propeg, Publicis e Y&R.

A análise do Grupo 2, que tem verba de R$ 22 milhões e inclui serviços dos Correios como marketing direto, mensagem, digital, malote e internacional, foi vencida pela MPM, com briefing focado no Telegrama. Outras 23 agências estavam na disputa: 141 Brasil, Ágil, Agnelo Pacheco, Artplan, Casablanca, Contemporânea, Contexto, DeBrito, DPZ, Eugenio, Giacometti, Giovanni, Lew Lara, Link/Bagg, Lowe, McCann Erickson, Mr.Brain, PPR, Propeg, Publicis, RC, Tom e Y&R.

A MPM também foi a mais pontuada para o Grupo 3, conta de R$ 23 milhões que prevê o atendimento às campanhas institucionais e de conveniência e pedia sugestões de campanhas para das mais visibilidade aos patrocínios esportivos dos Correios. Entretanto, como não pode haver uma mesma vencedora para dois grupos de contas, foi declarada vitoriosa a segunda colocada DeBrito. Além destas duas, havia outras 20 a este grupo: 141 Brasil, Agnelo Pacheco, Casablanca, Competence, Contemporânea, DCS, DPZ, Eugenio, Giacometti, Giovanni, Lew Lara, Link/Bagg, Lowe, McCann Erickson, Mr.Brain, Propeg, Publicis, RC, Tom e Y&R.

Como muitas agências foram desclassificadas durante a análise das propostas técnicas e avaliação da capacidade de atendimento, pode haver uma grande quantidade de recursos, o que atrasaria a abertura das propostas de preço, última e mais polêmica fase da licitação dos Correios.

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) alertou as concorrentes de que aquelas que contrariarem as regras da entidade sofrerão sanções que poderão chegar à cassação do certificado que garante os repasses dos veículos. A preocupação é relativa à devolução ao anunciante da bonificação de volume (BV) paga pelos veículos às agências, conforme determinam as recentes decisões do Tribunal de Contas da União em desacordo com as normas do Cenp.

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