A Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres (SPM) publicou hoje, Dia da Consciência Negra, anúncio publicitário em 12 jornais de grande circulação nacional e regional nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Bahia e Distrito Federal. São eles: O Globo, Extra, O Dia, Jornal do Brasil, O Estado de São Paulo, Folha de S. Paulo, Agora São Paulo, A Tarde, Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, Correio Braziliense e Jornal de Brasília.
A peça publicitária estampa a imagem de uma mulher negra e a mensagem “Mulheres Negras: Muitas Lutas, Muitas Conquistas” em alusão à trajetória de resistência das mulheres negras, reivindicação de direitos e inclusão da dimensão de gênero e raça nas políticas públicas, a exemplo do eixo estruturante “Enfrentamento ao Racismo, Sexismo e Lesbofobia” do II Plano Nacional de Políticas para as Mulheres.
O anúncio também registra a passagem dos 20 anos do Movimento Nacional de Mulheres Negras, fundado em 1988 durante o I Encontro Nacional de Mulheres Negras, em Valença (RJ). Esse movimento nasce da expressão máxima das mulheres negras de demarcação de um campo político e de inter-relação das dimensões de gênero e raça como questões estruturantes de exclusão e desigualdades entre os grupos sociais.
Cabe uma observação: não vi se quer uma peça publicitária assinada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial - SEPPIR, em nenhum veículo de comunicação, comemorando o Dia da Consciência Negra. Nem mesmo no site da secretaria.
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