sexta-feira, novembro 21, 2008

Faturamento publicitário acumulado no ano é maior que em 2007

A publicidade nos veículos de comunicação (Internet, rádio, TV, TV por assinatura, jornal e revista), além do cinema, registrou crescimento no faturamento acumulado entre janeiro e setembro deste ano comparado a igual período de 2007. Os dados abaixo são do Projeto Inter-meios, do Meio & Mensagem.

A Internet teve o maior crescimento: 47,17%, com um faturamento de R$ 519 milhões; a TV por assinatura ficou em segundo lugar, crescendo 30,34% e alcançando um total de R$ 557 milhões. O cinema registrou taxa positiva de 25%, com R$ 61 milhões de faturamento. O rádio ficou com R$ 649 milhões e 22,76% de crescimento. Logo atrás vem o veículo revista, com 21% de aumento e R$ 1,3 bilhão de rendimento. O meio jornal teve um crescimento de 15,5% e uma receita de R$ 2,5 bilhões. Por último, em crescimento, está o veículo TV, com um percentual de 14,17%, mas com o maior faturamento: R$ 9 bilhões.

Os dados do Inter-meios se referem até o mês de setembro, quando se iniciou a crise econômica em termos mundiais. Não há informações mais recentes sobre a publicidade nos meios de comunicação.


Cabe lembrar que o Governo Federalo é maior anúnciante no Brasil, com investimentos próximos de R$1bilhão em 2007. Os dados completos dos gastos governamentais em 2008 provavelmente serão divulgados pelo SECOM/PR no início de 2009.





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