terça-feira, fevereiro 06, 2007

Se é homem, mostra a cara!!!!!

Por PCosta

O índice de violência contra a mulher na Espanha é um dos maiores do mundo, concentrado principalmente na classe média espanhola. Preocupado com o aumento dos casos e do grau das agressões, desde 1999 o governo intensifica os esforços de comunicação pública, que estrategicamente mudaram o target nas campanhas publicitárias.

Explico: ao invés de alertar a mulher para a necessidade de denunciar atos violentos, as campanhas passaram a rotular de covarde e desafiar o agressor a mostrar sua cara.

Nesse caso, a mudança de foco é a ¨sacada¨ da campanha, pois ao desqualificar o agressor, afirmando que é ele o verdaderia fraco, cria-se um ambiente de empoderamento feminino, o qual reduz a vulnerabilidade da mulher e estimula mudanças de comportamento.



Com layout simples, poucas cores, foto que resume o conceito e título desafiador, a campanha publicitária do Departamento de Serviços Sociais e Família de Aragon, estado localizado na região central da Espanha, é um exemplo de esforço governamental em conformidade com o interesse público, uma vez que presta os serviços para os quais qualquer ação de comunicação de governo esta destinada: ter alto teor informativo, esclarecer a opinião pública, mudar comportamento e alterar indicadores sociais.

2 comentários:

Ricardo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

O cartaz é ótimo do ponto de vista da catarse de quem é contra a violência, mas é provável que só deixe ainda mais irritado quem bate. Não adianta provocar o agressor, o certo é estimular a denúncia e divulgar, em cadeia nacional, as punições