quinta-feira, maio 10, 2007

Assassino Invisível

O Serviço Nacional Britânico de Saude lançou campanha para alertar a população sobre os riscos do tabagismo passivo. Na realidade, a ação de comunicação é uma resposta aos cidadão que posicionaram-se contra a nova lei britânica que proibiu definitivamente o fumo em ambientes de trabalho e lugares publicos abertos.



Criada pela agência Golley Slater, a campanha é composta por filme para TV, cartazes, peças de mídia exterior, Hotsite e ações de marketing direto, que tem layout muito bem elaborado, mensagem direta e conceito agressivo: Tabagismo Passsivo - Assassino Invisível.

TÍTULO: Por mais que vc veja, mais vc não consegue.
TEXTO: Sabia que vc não vê 85% da fumaça do cigarro??? Embora essas toxinas respiradas sejam invisíveis, o perigo é claro. O risco de surgirem doenças do coração é muito alto. Mesmo se vc nunca fumou. TABAGISMO PASSIVO: ASSASSINO INVISÍVEL.

TÍTULO: O que vc vê, não é o que vc ganha.
TEXTO: 85% da fumaça do cigarro é invisível. Vc não pode ver,cheirar ou dispersar a fumaça, mas certamente consegue respirá-la, mesmo se vc não fuma. Vc não escapará das mais de 4000 substâncias químicas. TABAGISMO PASSIVO: ASSASSINO INVISÍVEL.


Já na primeira semana de veiculação, a campanha sofreu duras críticas. Segundo cartas que chegaram nas redações dos principais jornais ingleses, as peças criam um ambiente de hostilidade contra os fumantes, uma vez que os não-fumantes passaram a achar que correm risco de vida por causa da fumaça alheia.

TEXTO: As toxinas mortais vc vê. Os 85% restantes, não. TABAGISMO PASSIVO: ASSASSINO INVISÍVEL.


TEXTO: As toxinas mortais vc vê. Os 85% restantes, não. TABAGISMO PASSIVO: ASSASSINO INVISÍVEL.

Ao que tudo indica, a campanha foi criada justamente para gerar uma pressão da sociedade para os fumantes, respaldada pela nova lei anti-tabagista.

Nenhum comentário: