terça-feira, maio 08, 2007

De volta para casa

Criada pela agência americana de propaganda Better World Advertising (Mundo Melhor Propaganda), a campanha não é uma iniciativa de governo, mas deveria.

"Meu pai sairá da prisão logo.... Ele precisará da minha ajuda e da sua também. Com um emprego, um lugar para morar e cuidados, ele conseguirá. EX-PRISIONEIROS SÃO DA FAMÍLIA TAMBÉM".

Demandada pela ENTERFORCE, entidade não-governamental que cuida de ex-detentos e seus familiares, essa campanha serve como referência para o desenvolvimento de ações governamentais de comunicação focadas na ressocialização daqueles que já cumpriram pena.



Hà muito coloca-se em pauta sempre o mesmo debate sobre redução da maioridade penal, corrupção e abuso de poder nas cadeias, dois pesos e duas medidas na hora de condenar pobres e ricos, mas efetivamente pouco foi feito pelo Estado até agora para assegurar mais dignidade e melhores condições de vida aos indivíduos que retornam ao convivio familiar e social.

Ou seja, o debate predominantemente gira em torno dos mecanismos legais que punem os infratores e as condições que são submetidos depois de condenados. Mas raras são as iniciativas com foco no resgate a dignidade daqueles que cumprem a pena e deparam-se com a liberdade.

"Meu marido sairá da prisão logo.... Ele precisará da minha ajuda e da sua também. Com um emprego, um lugar para morar e cuidados, ele conseguirá. EX-PRISIONEIROS SÃO DA FAMÍLIA TAMBÉM".

Ao que tudo indica, mudar o Código Penal ou investir na melhoria do sistema prisional é um grande desafio, uma vez que até hoje não encontrou apoio político e social para rompeu as fronteiras necessária. Contudo, ao menos o governo precisa desenvolver um trabalho de reconstrução da confiança nos ex-detentos, por meio de ações de comunicação de utilidade pública focadas na mudança de comportamento da sociedade brasileira.

"Minha irmã sairá da prisão logo.... Ela precisará da minha ajuda e da sua também. Com um emprego, um lugar para morar e cuidados, ele conseguirá. EX-PRISIONEIROS SÃO DA FAMÍLIA TAMBÉM".

Tirar da invisibilidade econômica e social os indivíduos que cumpriram pena é um desafio, mas o primeiro passo precisa ser dado.

Nenhum comentário: