Texto de Alexandre Zaghi Lemos. publicado no site Meio&Mensagem.
Todas as 29 agências credenciadas pela concorrência publicitária dos Correios foram habilitadas pela estatal: 141 Brasil, Ágil, Agnelo Pacheco, Artplan, Casablanca, Competence, Contemporânea, Contexto, DeBrito, DCS, DPZ, Escala, Eugenio, Giacometti, Giovanni, Lew Lara, Link/Bagg, Lowe, McCann Erickson, MPM, Mr.Brain, NovaS/B, Ogilvy, PPR, Propeg, Publicis, RC, Tom e Y&R. A verba anual de R$ 90 milhões será dividida entre três agências.
Das 29 agências habilitadas, 18 estão interessadas nas contas do chamado Grupo 1, que é o que tem a maior verba, estimada em R$ 45 milhões anuais, e engloba as áreas de encomendas e logística integrada. São elas: Agnelo Pacheco, Artplan, Contemporânea, DPZ, Escala, Eugenio, Giovanni, Lew Lara, Lowe, McCann Erickson, MPM, Mr.Brain, NovaS/B, Ogilvy, PPR, Propeg, Publicis e Y&R. O briefing proposto para esta disputa pede campanha para o Sedex Mundi.
A verba de R$ 22 milhões do Grupo 2 (que inclui serviços dos Correios como marketing direto, mensagem, digital, malote e internacional) atraiu 24 agências, que responderam a briefing com foco no Telegrama: 141 Brasil, Ágil, Agnelo Pacheco, Artplan, Casablanca, Contemporânea, Contexto, DeBrito, DPZ, Eugenio, Giacometti, Giovanni, Lew Lara, Link/Bagg, Lowe, McCann Erickson, MPM, Mr.Brain, PPR, Propeg, Publicis, RC, Tom e Y&R.
E o Grupo 3, conta de R$ 23 milhões que prevê o atendimento às campanhas institucionais e de conveniência, está sendo disputada por 22 postulantes, que apresentaram sugestões de campanhas para das mais visibilidade aos patrocínios esportivos dos Correios: 141 Brasil, Agnelo Pacheco, Casablanca, Competence, Contemporânea, DeBrito, DCS, DPZ, Eugenio, Giacometti, Giovanni, Lew Lara, Link/Bagg, Lowe, McCann Erickson, MPM, Mr.Brain, Propeg, Publicis, RC, Tom e Y&R.
O edital prevê a contratação de agências diferentes para os três grupos. Em concorrências deste tipo, quando uma mesma empresa fica em primeiro lugar na análise das propostas técnicas de mais de uma conta, acaba optando pela de maior valor, abrindo espaço para a segunda colocada na outra disputa.
Assim como a licitação da Petrobras, a disputa pela publicidade dos Correios mobiliza as atenções do Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp), que está procurando todas as habilitadas para alertar que aquelas que contrariarem as regras da entidade sofrerão sanções que poderão chegar à cassação do certificado que garante os repasses dos veículos. A preocupação é relativa à devolução ao anunciante da bonificação de volume (BV) paga pelos veículos às agências, conforme determinam as recentes decisões do Tribunal de Contas da União em desacordo com as normas do Cenp.
terça-feira, maio 15, 2007
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