segunda-feira, março 19, 2007

Calorias Inteligentes



O site Calorias Inteligentes é uma ferramenta simples e eficiente no quesito utilidade pública, uma vez que combate a falta de informação sobre hábitos saudáveis, considerada pelos nutricionistas uma das maiores inimigas da saúde. Assim como o excesso de campanhas publicitárias sobre dietas milagrosas, fast-foods, produtos alimentícios e bebidas - principalmente cerveja e refrigerante.

Hoje, mesmo com os dados sobre calorias, quantidade de carboidratos e total de gordura saturada vindo impressos nas embalegens dos alimentos, o problema é que a imensa maioria das pessoas não tem a mínima idéia de como usar essas informações.

Dentre outras informações, a principal proposta do Calorias Inteligentes é apresentar indicadores nutricionais adequados para cada pessoa, dicas de dietas e de alimentos saudáveis que ajudam as pessoas a estabelecer metas para conquistar o peso ideal e ter uma vida mais saudável.

Ao acessar www. caloriasinteligentes.com.br, basta o usuário se cadastrar e fornecer dados sobre seus hábitos (ou vícios). Em seguida, colocar o peso atual, o peso desejado e sua altura. O sistema retorna um resultado baseado nas informações, dizendo quantas Calorias Inteligentes (ou Ks) que equivalem à 10 calorias comuns, as quais você deve consumir por dia.

A indicação do site é dividir essa quantidade em seis refeições balanceadas. Ou seja, se o site indicar 200 Ks diários, significa que você deve ingerir 2.000 calorias normais por dia.

Como suporte, o site oferece uma tabela com indicações calóricas para ajudar o usuário a montar suas refeições. Tudo é dividido por um sistema simples de cores:

Verde – Somente o controle do valor calórico é importante – o número de bolinhas fica liberado.
Amarelo – Pode ser consumida até o limite de 20 porções diárias.
Vermelho – Deve-se ter cuidado com o consumo de bolinhas: 5 porções diárias é o máximo recomendado.

O segredo está em comer de tudo, mas com moderação.

Nenhum comentário: