O governo americano “deu mais um passo” na luta contra a obesidade quando lançou a campanha DÊ UM PEQUENO PASSO E TENHA MAIS SAÚDE.

Segundo a Secretária do Departamento de Saúde e Serviços Humanos, Tommy Thompson, o objetivo da campanha é dizer que o combate as gordurinhas nocivas começa com pequenos passos, de maneira gradual, ao invés de optar por dietas relâmpago.

As peças - vt, spot, banner de internet, mobiliário urbano, anúncios de jornal e revista tem comandos interessantes, uma vez que estimulam o cidadão descer do ônibus duas paradas antes do destino e andar; fazer pequenas caminhadas na hora do almoço; usar escadas fixas nos shoppings; fazer exercícios no inverno; substituir uma volta de carro no domingo por uma caminhada, brincar com os filhos no parque e por aí vai.
Anúncio de Revista

Mobiliário Urbano

Banner de Internet

Clique na imagem para animá-la.
Alguns dos anúncios são surreais. Em um de TV, os meninos que jogam em uma praia descobrem uma barriga humana; em outro, os clientes encontram um queixo em uma loja do mantimento. Outros anúncios, impressos, focalizam em close-up pessoas com barrigas avantajadas, algumas com estrias. Mesmo assim, não comprometem o sucesso da campanha.
Mas, estratégicamente, a ferramenta central da campanha é um hot-site, que agrupa aproximadamente 100 passos para o emagrecimento sustentável.
www.smallstep.gov
Contudo, a campanha gerou controvérsias. Peggy Conlon, presidente do Conselho de Anúncios Públicos, diz que as peças passaram por pesquisas qualitativas e “todos os entrevistados compreenderam o espírito da campanha e se sentiram motivados.”
Por outro lado, Kelly Brownell, diretor do Centro de Distúrbios do Peso, disse que os anúncios podem ofender americanos pesadinhos - “A mensagem para comer alimentos saudáveis e adotar uma vida ativa é boa, mas é insensível e pode estigmatizar aqueles acima do peso”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário