segunda-feira, abril 02, 2007

Decore sua casa com uma HP

Por PCosta

No Brasil, o conceito UTILIDADE PÚBLICA ainda é equivocadamente interpretado por muitas pessoas. Por isso, acredita-se que publicidade de utilidade pública denomina qualquer ação de comunicação desenvolvida por orgãos de governo, com o objetivo de informar a população sobre ações e serviços de Estado.

Antes de mais nada, é necessário entender que toda informação mercadológica e institucional, oriunda do ESPAÇO PRIVADO e veiculada no ESPAÇO PÚBLICO, carrega grande responsabilidade social, uma vez que a mensagem de uma empresa, do governo ou de um agente político tem o dever de prestar serviço público; ter UTILIDADE para o PÚBLICO receptor, nesse caso, o cidadão.

Uma campanha sobre aleitamento materno, que informa a mãe sobre a necessidade de alimentar o bebê até 6 meses de vida somente com leite e depois revezar leite com comida, até o bebê completar 2 anos, é uma campanha de utilidade pública. Com a informação, a mãe protegerá o bebê contra doenças causadas pela má alimentação.

Logo, ao contrário do que muitos pensam, desenvolver campanha de utilidade pública não é somente responsabilidade de governo. Qualquer agente que mantém relação polítca ou mercadológica com sociedade tem esse compromisso. Outro equívoco recorrente é rotular de publicidade de utilidade pública todo esforço de comunicação governamental, reconhecendo a publicidade institucional como instrumento exclusivo das empresas privadas e a publicidade de utildiade pública como instrumento de divulgação exclusivo de governo.

Ou seja, a partir do momento que as empresas privadas oferecem produtos e serviços no mercado, passam a ter responsabilidades com o consumidor. Dessa forma, as campanhas de publicidade, veiculadas em espaço público para divulgar sabão em pó, cerveja, eletrodoméstico ou serviço de telefonia devem apresentar informações úteis ao consumidor, por meio de linguagem transparente e imagem que respeitem os códigos presentes nas relações sociais.

Na caso da HP, que veiculou na Autrália uma campanha para aumentar a venda de impressoras, a preocupação com o cidadão está presente na ação, uma vez que ao estimular a compra de novas impressoras, a empresa também estimula a reciclagem de ¨sucata tecnológica¨, que polui o meio-ambiente e ameaça a qualidade de vida.

Com toda certeza, sabemos que a HP usou a campanha e o apelo ecológico como pretexto para aumentar as vendas. Mesmo assim, ao ajudar o cidadão a livrar-se de velhas impressoras, a empresa dá o bom exemplo e desponta como um empresa socialmente responsável.




Um comentário:

Anônimo disse...

Sinceramente...

Seu texto tá bem feito, mas não tem muita relação com a campanha apresentada. Já tivemos debates melhores. O de hoje não causou boa impressão.