terça-feira, abril 03, 2007

Seja bem-vindo a uma nova Curitiba!!!


Por PCosta

A Prefeitura de Curitiba acaba de lançar uma campanha institucional, que apresenta à população as obras entregues, em andamento e as previstas para término da execução até o final do mandato do prefeito Beto Richa, em 2008.

Para tanto, a nova campanha tem anúncios, mobiliário urbano, outdoor, busdoor e filme para divulgar as principais obras da prefeitura, por meio do olhar dos curitibanos, que foram utilizados como personagens, no lugar dos tradicionais modelos. Boa sacada de comunicação, uma vez que envolve o cidadão na temática da campanha e assim, aumenta a identificação do público com as ações da prefeitura.

Dentro da estratégia de comunicação, o filme é a peça que amarra o conceito “Juntos construímos uma cidade melhor pra você”. Para tanto, as cenas mostram operários tirando o capacete nos canteiros de obra, simbolizando um cumprimento gentil aos cidadãos que passam nas ruas. No final, a imagem da cidade aparece ao fundo, enquanto um funcionário da prefeitura gesticula com o capacete para a câmera e a locução entra: "Seja bem-vindo a uma nova Curitiba, onde o trabalho não pára. Juntos construímos uma cidade melhor pra você".

Para não fugir à regra, a campanha seguiu os moldes tradicionais de toda ação que pretende divulgar obras públicas. Foram utilizadas imagens das obras, de trabalhadores com a mão na massa e de pessoas sorrindo, todas lapidadas por um texto simpático e bom trabalho de direção de cena, elementos estéticos predominantes nas campanhas de produto e varejo.

Ao que tudo indica, as campanhas governamentais estão adotando essa fórmula vendedora para reduzir o risco da ação de comunicação de governo passar despercebida no turbulhão de mensagens que recebemos diarimente. Mas será que a saída para aumentar a visibildiade das campanhas de governo não é o justamente o contrário: adotar estética própria, ter¨cara de governo¨ para que o cidadão possa diferenciar as mensagens do gestor público e criar intimidade com os símbolos que traduzem as políticas pública de cada governo???

Fica a pergunta para debatermos!!!!!!!

Nenhum comentário: