quinta-feira, abril 26, 2007

Nem uma única vez!!!!!!!!!

Em 1995, quando o filme Kids foi lançado nos cinemas norte-americanos, choveram críticas de professores, pedagogos, sociólogos e pais do mundo todo. Segundo os críticos de plantão, as cenas iriam despertar o interesse dos jovens pela vida desregrada, ao invés de alertá-los sobre danos causados pelo abuso do álcool, das drogas e pela prática do sexo precoce e sem proteção.




Como era de se esperar, os mais conversadores não apostaram que Kids podia alertar os jovens sobre as consequencias de viver a mil por hora. Muito menos admitiram que o filme antecipava uma tendência comportamental, um way of life que, infelizmente, serviu como referência para jovens de outros países e de novas gerações.

Ao que tudo indica, passaram 12 anos é o universo retratado em Kids está mais atual que nunca. Nesse período, a temática do filme saiu das telas e transformou-se em problema de saúde pública, gerando prejuízos econômico e sociais para qualquer país do mundo.

Leia o relato de uma menina de 15 anos, que começou usar drogas compostas por methafetamina com 11.
“Uma vez eu fiquei sentada na casa dos meus amigos fumado Crystal por aproximadamente quatro dias sem parar, e eu saí fora de ar. Meu melhor amigo verificou meu coração e entrou em pânico porque a situação o assustou muito. Ele achou que eu estava morrer porque meu coração parou duas vezes. E o pior foi que naquele dia eles não me levaram para o hospital.....“

Na tentativa de combater o agravamento do problema, a comunicação foi acionada. Cada vez mais, tanto governos quanto ONGs estão investindo em publicidade de utilidade pública focados no universo jovens, com linguagem e imagens que apontam, muito mais agressivamente que em KIDS, as consequências do abuso de álcool e de substâncias químicas.

Como referência, publico uma grande ação de comunicação, desenvolvida pelo Estado de Montana, nos Estados Unidos, que é composta por diversos comerciais de televisão, spots de rádio, cartazes e até um documentário, produzido pela HBO. Com o comando METH, NEM UMA ÚNICA VEZ, a campanha ataca o consumo da METHafetamina, substância encontrada legalmente em rémedios para depressão. E ilegalmente em drogas sintéticas, que causam excitação, euforia e perda do sono.

Veja a campanha!!!!


TEXTO: Meus amigos e eu dividimos tudo. Agora nós dividimos Hepatite e HIV - METH: NEM UMA ÚNICA VEZ.

TEXTO: Minha mãe sabia que nunca iria machucá-la. Até o dia que entrou no meu caminho - METH: NEM UMA ÚNICA VEZ.

TEXTO: Minha irmã sempre cuidou de mim. Mesmo depois de ter transformado-a numa viciada - METH: NEM UMA ÚNICA VEZ.

TEXTO: Na realidade, usando METH não será fácil azarar alguém - METH: NEM UMA ÚNICA VEZ.

TEXTO: Você não se preocupará com batom nos dentes novamente - METH: NEM UMA ÚNICA VEZ.


MÃE


AMIGOS


BANHEIRA


ENCONTRO NA LAVANDERIA


PULO

Nenhum comentário: