Texto de Ruy Castro, publicado ontem na Folha de S.Paulo
Um dos motes mais instigantes da televisão pode cair nas próximas semanas, se a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) conseguir aprovar um pacote de restrições à publicidade de cerveja.
Esse mote é a frase "Aprecie com moderação", enunciada ao fim de comerciais em que dezenas de jovens eufóricos são mostrados tomando cerveja -imoderadamente- como se ela fosse o elixir da felicidade, do sucesso com as mulheres ou da própria vida eterna.
O autor do mote, seja quem for, conseguiu resumir em três palavras mais idéias que se contradizem e se anulam do que qualquer tratado de lógica saberia explicar. "Aprecie com moderação", referindo-se ao ato de tomar cerveja, pressupõe que cabe a você racionalizar sobre a quantidade adequada à sua "apreciação" do produto e parar de beber antes de se embriagar.
É fascinante, considerando-se que uma das funções de qualquer bebida alcoólica é justamente comprometer ou abolir a capacidade de racionalizar. É o que faz com que, depois de alguns chopes e julgando-se perfeitamente sóbrio, você dê 200 por hora no seu carro e o enfie no poste.
A frase pressupõe também que os bebedores são capazes por igual de exercer essa "moderação". Ela não prevê a existência dos alcoólicos potenciais -os compulsivos em geral, inclusive na bebida, e aqueles cujo organismo demora mais a acusar o álcool e dos alcoólicos na ativa, já dependentes do produto. Se esses bebedores fossem capazes de estabelecer um nível racional de "moderação", a indústria de cerveja teria quebrado há muito tempo.
"Aprecie com moderação" é uma cínica contradição em termos, tão flagrante quanto seriam frases parecidas aplicadas a outras atividades. Tipo: "Fume sem tragar". Ou "Aspire sem cheirar". Ou "Ejacule sem gozar".
terça-feira, abril 17, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá,
Sou editora do Jornal de Debates (www.jornaldedebates.com.br), um jornal colaborativo na internet que propõe debates sobre assuntos da atualidade, e essa semana um dos temas é "Propaganda de cerveja deve ter limites?", referente a resolução da Anvisa para restringir a propaganda de cerveja.
Encontrei no seu blog um post sobre o assunto ( http://feijoadacompleta.blogspot.com/2007/04/aprecie-com-moderao.html ) e gostaria de convidá-lo a escrever um artigo para nós.
Grata
Gabriela Nardy
Editora - Jornal de Debates
www.jornaldedebates.com.br
Ops, o endereço do post não foi corretamente.
http://feijoadacompleta.blogspot.com/2007/04/aprecie-com-moderao.html
Agora sim.
abraços
Gabriela
Desculpa incomodar mais uma vez, mas esqueci de deixar meu e-mai, caso deseje entrar em contato
gabriela@jornaldedebates.com.br
Postar um comentário